A Inspiração

Em 2011 tive a oportunidade de morar na península por oito meses, quando cursei a pós-graduação em Gestão de Projetos para a União Europeia pela Universidade Estatal de Salerno, após ser selecionado para uma bolsa do governo italiano no projeto Invest Your Talent in Italy

A foto ao lado é o dia da minha partida no Aeroporto do Galeão do Rio de Janeiro. Ao meu lado está meu pai, Roberto Francisco Marchesini, de onde veio a cidadania italiana por parte do meu bisavô, Giuseppe Marchesini. 

​A Itália sempre permeou a minha vida e ao retornar de lá um dos meus propósitos foi o de trazer projetos culturais Italianos para o Brasil e assim compartilhar a minha paixão e a identidade por esse país.

Em 2011 tive a oportunidade de morar na península por oito meses, quando cursei a pós-graduação em Gestão de Projetos para a União Europeia pela Universidade Estatal de Salerno, após ser selecionado para uma bolsa do governo italiano no projeto Invest Your Talent in Italy

A foto abaixo é o dia da minha partida no Aeroporto do Galeão do Rio de Janeiro. Ao meu lado está meu pai, Roberto Francisco Marchesini, de onde veio a cidadania italiana por parte do meu bisavô, Giuseppe Marchesini. 

A Itália sempre permeou a minha vida e ao retornar de lá um dos meus propósitos foi o de trazer projetos culturais Italianos para o Brasil e assim compartilhar a minha paixão e a identidade por esse país.

Quem sou eu?!

Meu nome é Luiz Marchesini nasci no Rio de Janeiro, sou jornalista com Mestrado em Produção Cultural e em Gestão de projetos Europeus pela Universidade de Salerno-IT, amante da vida, cultura, gastronomia e história italiana e fundador do blog Viva Itália. 

​A minha ligação com o Bel Paese iniciou-se desde os meus 22 anos de idade, quando comecei a acompanhar de perto a vida desse país ao descobrir que haveria direito à cidadania italiana por ser bisneto de italiano. Daí não medi esforços para conquistar, sozinho, após dois anos de pesquisas e emissões de documentos o sonho do reconhecimento à cidadania italiana. 

Estive na Itália pela primeira vez em 1996 em minha lua de mel com 28 anos e assim que cheguei um arrepio subiu pela minha coluna e me fez perceber que havia algo a mais. Senti essa Terra como se fosse um grande retorno.

morar-na-italia-luiz-marchesini-cidadania-italiana-processo-completo

Por isso, a forma que encontrei de honrar a italianidade foi por meio de desenvolver um trabalho para ajudar aos descendentes de italianos a realizarem os sonhos de Morar na Itália, de tornarem-se cidadãos italianos e por conseguinte, cidadãos europeus. 

Ou seja, ajudando, como foi comigo, a aproveitar as oportunidades como italianos de viverem em qualquer um dos 27 países da União Europeia, com todos os direitos de morarem, trabalharem, estudarem e até receberem, por exemplo, bolsas de estudos, como as que ganhei. 

Como também para o Laboratório Internacional de Comunicação e Cultura Italiana-LAB, organizado pelas Universidades italianas de Udine e de Sacro Cuore de Milão, durante o verão de 2013 nas montanhas da pequena cidade de Gemona, na região de Friuli di Veneza Giulia. 

​A Itália e a vida italiana hoje são o meu radar e minha filha que desde 2017 esteve estudando na Universidade de Bologna e se formou em 2022, um grande presente, bem como os meus dois filhos, Lucca (em homenagem a cidade italiana) e Matheus que estão usufruindo de uma educação europeia, que somente com a cidadania italiana é possível aproveitar plenamente com todas as vantagens. 

Contar fatos, momentos e recortes sempre fizeram parte de minha vida como jornalista e produtor cultural e o trabalho de consultor para a Vida e a Cidadania Italiana me permite usar o instigante desafio investigativo e levantar as histórias dos antepassados italianos que tiveram a coragem de atravessar o Atlântico no final do século XIX para realizar o sonho de uma vida melhor. Contribuindo dessa forma e sem saberem para que os seus descendentes, hoje, pudessem emigrar, fazendo o caminho ao contrário, como eu, e a colherem as benesses deste esforço que fizeram com o direito de sangue de tornarem-se cidadãos Italianos. Obrigado aos meus antepassados italianos. Eu os reconheço….

Explore a Itália

Inspiração, Cultura e Experiências Inesquecíveis!

Bem-vindo ao site e blog : Morar na Itália. Aqui você encontrará informações valiosas sobre o processo de reconhecimento da cidadania italiana, dicas úteis para morar na Itália, guias, passo a passo e histórias inspiradoras. Nossa missão é ajudar você a trilhar o caminho para morar na Itália e Europa e a reconhecer a cidadania italiana de forma eficiente e descomplicada. Explore nosso conteúdo e embarque nessa jornada rumo à realização do seu sonho italiano!

2025 © Todos os Direitos Reservados| Morar na Itália | CNPJ: 35.029.882/0001-00 

plugins premium WordPress
Falar pelo WhatsApp