O papel da Árvore Genealógica para a Cidadania Italiana

Caso você desconfie ou saiba que possui um parente italiano em sua linha ascendente e tenha a vontade de reconhecer a sua cidadania italiana aproveitando todas as vantagens de ser um cidadão europeu, o primeiro passo é montar a sua árvore genealógica.

Não precisa de nada sofisticado, basta pegar caneta e papel e ir fazendo quadrados interligados. Primeiro você coloca no primeiro quadrado o nome do parente italiano, de preferência com a data de nascimento dele, caso saiba, depois em outro quadrado o nome da esposa, também com a data do casamento.

Depois o filho oriundo desse casamento, o seu avô por exemplo, com a data de nascimento dele. Depois outro quadrado com o nome da sua avó e a data do casamento e por aí vai até chegar a você, ao seu nascimento e se for o caso, o seu casamento.

Dessa maneira lhe ajudará a organizar-se e saber a trajetória que deverá seguir para o processo, verificando de forma clara a linha hereditária dos parentes ligados até a você.

Mas como saber e ter informações do antenato italiano, como a cidade em que ele nasceu e a data de nascimento? Conversando com os familiares mais velhos, os entrevistando com lápis e papel na mão, como um verdadeiro repórter. Anotando tudo o que eles lembrarem.

Peça qualquer documento que eles tenham na língua italiana, principalmente os antigos, e cópias de todas as certidões civis que encontrar. Fotos antigas e documentos também são importantes, pois trazem muitas dicas e informações. Carteiras de identidade, cpf, carteira de estrangeiro etc…

Toda informação é importante e lhe ajudará a montar a árvore genealógica de sua família e a juntar o máximo de documentos que conseguir para me passar, para que eu faça uma análise minuciosa de tudo o que você encontrou lhe emitindo um relatório de cinco a 10 páginas, com todo o passo a passo necessário para o seu processo de reconhecimento da cidadania italiana e uma Árvore Genealógica novinha.

Neste relatório irei verificar se o processo será administrativo ou judicial, via paterna ou materna, se o seu antenado se naturalizou brasileiro, se faltam documentos, necessidades de retificações ou não etc… onde você terá a clareza de todo o processo e o orçamento de quanto custará.

E aí, já montou a sua árvore genealógica?

Compartilhar:

Mais Posts:

Blog Viva Itália

CADASTRE-SE E SEJA AVISADO DE NOVOS CONTEÚDOS

    VAMOS CONVERSAR?

    Entre em contato e dê o primeiro passo

    Entre em contato para mais informações sobre como iniciar o processo de reconhecimento da sua cidadania italiana. Estarei pronto para ajudá-lo em todas as etapas do seu processo. Preencha o formulário de contato que retornarei o mais breve possível

      Bem-vindo ao site e blog : Morar na Itália. Aqui você encontrará informações valiosas sobre o processo de reconhecimento da cidadania italiana, dicas úteis para morar na Itália, guias, passo a passo e histórias inspiradoras. Nossa missão é ajudar você a trilhar o caminho para morar na Itália e Europa e a reconhecer a cidadania italiana de forma eficiente e descomplicada. Explore nosso conteúdo e embarque nessa jornada rumo à realização do seu sonho italiano!

      2025 © Todos os Direitos Reservados| Morar na Itália | CNPJ: 35.029.882/0001-00 

      plugins premium WordPress
      Falar pelo WhatsApp